terça-feira, 2 de agosto de 2011

SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA - SPA

BOLETIM INFORMATIVO

PSICOLOGIA?
È a ciência que estudao comportamento humano num todo, suas reações, atitudes e sentimentos diante de determinadas situações. Com isso, tem como objetivo facilitar a convivência consigo próprio e com o outro, fornecendo-lhe subsídios para que ele saiba lidar com as experiências da vida.

O PROFISSIONAL PSICÓLOGO?
O Profissional Psicólogo busca trabalhar juntamente com a pessoa, suas dificuldades em enfrentar determinados problemas e compreendê-los melhor para que assim ela possa se sentir mais segura e capaz de resolvê-los.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO:
Na Psicologia clínica; Comunitária/social; Trabalho/organizacional; Educacional/escolar; Hospitalar; Esporte; Jurídica; Urgência e emergência; SUS, etc...

QUANDO ENCAMINHAR O CLIENTE AO PSICÓLOGO?
Quando a pessoa apresentar-se nos seguintes quadros:
  • Transtornos mentais de personalidade e comportamento;
  • Distúrbios do desenvolvimento psicológico;
  • Angústia existencial;
  • Distúrbio do humor afetivo persistente (depressão, melancolia, distimia, tristeza, ansiedade, etc...);
  • Dificuldades de aprendizagem, comportamento e conduta;
  • Distúrbio desintegrativo da infância, adolescência e vida adulta;
  • Síndrome do pânico (medos); Transtornos fóbicos - ansiosos e emocionais;
  • Dificuldades nas relações humanas;
  • Transtornos neuróticos e estresse...
  • Atrasos nas habilidades escolares;
  • TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade;
  • Atrasos de desenvolvimento global neuropsicomotor, etc...
Existe também a necessidade de um acompanhamento psicológico aos clientes psiquiátricos em uso de medicamentos.
O processo de desenvolvimento humano é um trabalho terapêutico de ajustamento que demanda tempo, por isso requer disponibilidade, devido a uma série de necessidades internas e, ao mesmo tempo, ás imposições e limitações do ambiente.
O trabalho do psicólogo não se esgota com a explicação da causa da doênça e de seu risco de recorrência, ou ocorrência. Acredita-se ser necessária a execução de um processo assistencial, para tratar toda a problemática associada a ansiedade, culpa, depressão, fantasias e outras manifestações do psiquismo do cliente e de seus familiares.
Portanto, ele trabalha procurando ajudar os indivíduos a se compreenderem e a se relacionarem melhor com as outras pessoas e a lidarem com as próprias emoções e sentimentos.

CONHECIMENTO

FOBIA SOCIAL?
Traduz-se no medo persistente de uma ou mais situações sociais fóbicas quando a pessoa está exposta a possível fiscalização pelos outros, temendo fazer algo ou comportar-se de forma humilhante ou embaraçosa ( medo de se expor e apresentar-se em lugares com muita gente).

FOBIA SIMPLES?
Medo de um objeto ou situação como fobia de animais, sangue, lugares fechados (acrofobia), lugares altos, viajar de avião, claustrofobia, etc...

MEDO?
È uma emoção de aversão diante de um perigo real. È natural e inerente ao instito de preservação do ser humano e de qualquer animal.

ANSIEDADE?
È a emoção que se experimenta quando se está sob pressão - pressão que antecipa um perigo real ou imaginário, nem sempre bem definido.

DEPRESSÃO?
  • È uma doênça que, como as outras, tem um componente genético, isto é, pode ser hereditariamente transmitida, além do componente psicossocial, isto é, as influências da personalidade da pessoa, de sua história de vida e das condições ambientais que esteja vivenciando no momento. Tudo isso associado pode fazer aparecer, desencadear, o quadro clínico.
  • Cerca de 15% a 20% das pessoas podem apresentar pelo menos uma crise de depressão durante a vida. Ela é uma doênça e pode ser tratada. O diagnóstico correto é fundamental para a recuperação do paciente.
  • "Medicamentos e antidepressivos não criam hábitos ou dependência. Não modifique ou interrompa o tratamento por conta própria. Pode ser perigoso!!! Não se automedique."
  • 40 a 70% dos suicídios ocorrem em pacientes com depressão maior.
STRESS / ESTRESSE?
O stress nos acompanha desde o momento em que nascemos. È um mecanismo de adaptação e de defesa que nos mantém alerta em situações atípicas, mas pode se transformar num passaporte para o desequilíbrio físico e emocional.

"Muitos dos fracassados são homens que não se deram conta de quão perto estavam do sucesso quando desistiram".
(Anônimo).

William Gabriel Ferreira
Psicólogo & Pedagogo
Contato: (33) 8802-7800 / 8404-3467
Blog: clinicapsicocenterctga.blogspot.com
Caratinga - MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário